Na aula de hoje trabalhamos um pouco com as ferramentas do Paint e após fizemos um leitura do artigo "Utilização de softwares educacionais e a construção de aprendizagem" de Claudete Morellato, Maria Cristina Felippin, Liliana Maria Passerino, Marlise Geller. Eis abaixo um pequeno resumo.
A utilização ampla de novas tecnologias pode ser um motivo para o desenvolvimento e elaboração de metodologias de aprendizagem adequadas ao contexto atual. A adaptação às novas tecnologias é fundamental para todos, principalmente professores, pois são eles os responsáveis pelo desenvolvimento de conteúdos pedagógicos digitais.
Os OAS são recursos pedagógicos digitais elaborados para uso em vários componentes curriculares da educação básica, como recursos de apoio didático, nas quais pretende-se que o aluno participe de forma interativa. Trata-se, portanto, de um novo meio de estimular o raciocínio reflexivo e crítico dos estudantes, contribuindo para uma melhor aprendizagem e formação cidadã.
A produção dos conteúdos educacionais digitais abrangem as áreas de Biologia, Ciências, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática e Química.
Assim como a tecnologia causa mudanças em todos os âmbitos da sociedade, o paradigma educacional atual também sofre um impacto devido à eficiência das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação nos processos de aprendizagem, tornando-se imperativo que repense as suas práticas. Uma das tecnologias que está modificando significativamente a forma de educar é o computador.
Para tanto, na Web concentram-se boa parte das novas tecnologias direcionadas à educação. Ela coloca-se como um novo espaço de interação entre os sujeitos, num cenário em que se estabelecem as redes de interação e de relacionamentos. A utilização dos sistemas digitais na elaboração de materiais pedagógicos servem para reforçar a prática docente, portanto, devem ser considerados como fundamentais na formação de professores. O professor pode, com a utilização do computador, introduzir os alunos atividades que estimulam a lógica operativa; pode também estimular a capacidade de interpretação dos conteúdos ou, ainda, utilizar esse recurso como forma de provocar o interesse do estudante para a reflexão sobre
temas e problemas que dizem respeito a sua realidade.
Sendo assim, os OAs apresentam-se como mais um recurso didático-pedagógico para que todos nós possamos desenvolver o raciocínio crítico e reflexivo.
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