O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM VIRTUAL NO ENSINO SUPERIOR
Ao contrário do que muitos imaginam, não é fácil colocar um processo para funcionar, na prática nos deparamos com várias dificuldades. A maior dificuldade encontrada em uma implantação é o comportamento das pessoas. Resistência a mudança, zona de conforto, problemas com a cultura. Esses são os principais problemas relacionados às pessoas na implantação de processos.
Temos que ter em mente que estamos na “Era da Informática” e que o processo de implantação de um ambiente de aprendizagem virtual busca construir um ambiente que favoreça a construção do conhecimento fundamentado em toda uma estrutura pedagógica capaz de ser concretizada na relação de colaboração e interação entre aluno e aluno, aluno e professor, aluno e conteúdo e aluno e tecnologia, que fazem parte da idealização do modelo proposto.
Os professores têm que reconhecer que para exercer a docência aumentaram e tendem a aumentar ainda mais a exigência de ser um bom profissional. Com isso, além da necessidade de uma constante atualização quanto aos avanços tecnológicos, pressupondo um estado de permanente aprendizado, torna-se imprescindível, o aprofundamento por meio da articulação docência/investigação, com ênfase para pesquisas relacionadas às novas tecnologias.
Enfim, os futuros professores e até os atuais precisam saber usar as ferramentas tecnológicas e a teoria de forma conjunta, pois o ensino-aprendizagem na atualidade não consegue mais dissociar um do outro, ambos se interligam e não se separam mais. Portanto, tudo isso vai atingir a sociedade que vai absorver positivamente ou negativamente o que a ela é repassado. Todos têm que ter consciência que jamais o atual e futuro ensino vão conseguir se separar da tecnologia que está cada vez mais presença no mundo acadêmico isso já faz parte do cotidiano e vai fazer a cada dia mais.
Jésica e Taise

Nenhum comentário:
Postar um comentário